Iniciativa pioneira visa a implementação da metodologia BIM para otimizar o planejamento, elaboração de projetos, orçamento e a fiscalização das obras de projetos rodoviários, aeroviários e hídricos

A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) de Pernambuco, de forma pioneira, anunciou no mês de fevereiro que está avançando na modernização da área de Engenharia do Estado com a implementação da metodologia BIM (Modelagem de informação para a construção) junto aos órgãos vinculados.

A iniciativa, que conta com investimento de R$ 3,2 milhões, prevê a modernização das etapas de planejamento, monitoramento e controle dos projetos em obras de infraestrutura no geral, abrangendo projetos rodoviários, aeroviários e hídricos, na qual, por meio da inteligência do software da Autodesk, irá garantir melhor compatibilização entre o custo estimado e as tabelas de referência orçamentária, bem como, tornar possível a avaliação do projeto para ajustes de forma ágil e otimizada.

Com a implementação da ferramenta BIM da Autodesk, o Governo do Estado de Pernambuco dá um importante passo para o seu crescimento econômico. “Esse é o momento certo para utilizar dessa inovação tecnológica e de toda a expertise da modernização da engenharia para o desenvolvimento de projetos mais elaborados, facilitar a fiscalização das obras e reduzir o custo das intervenções”, ressalta Fernandha Batista, titular da pasta da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco.

A implementação ainda prevê um programa de capacitação das equipes técnicas e a reorganização da estrutura física de trabalho, de responsabilidade da DeskGraphics, o que proporcionará à Seinfra a adoção de critérios de trabalhos e tecnologias mais adequadas, para o desenvolvimento de projetos-pilotos.

“Essa implementação é muito importante pois representa o avanço da adoção do BIM no país, acompanhando uma demanda global de digitalizar a indústria de engenharia, arquitetura e construção (AEC). Estamos falando de uma tecnologia que oferece formas mais eficazes de projetar, construir e manter, contribuindo com a criação e manutenção de espaços mais inteligentes e rentáveis”, afirma Cláudio Pinto, Diretor de Negócios da Autodesk Brasil.

BIM é uma metodologia de criação e gerenciamento de informações para um recurso construído. Com base em um modelo inteligente e habilitado por uma plataforma na nuvem, o BIM integra dados estruturados e multidisciplinares para produzir uma representação digital de um recurso em todo seu ciclo de vida, desde o planejamento do projeto até a construção e as operações.


Nos últimos anos, sua adoção e desenvolvimento, tem apresentado um expressivo crescimento, se consolidando como uma das grandes inovações do setor para aumentar a produtividade, qualidade dos projetos de engenharia e construção, além de economia. No Brasil, a Autodesk tem apoiado instituições públicas e privadas, nos âmbitos municipal, estadual e federal, na adoção da metodologia BIM, contribuindo com a garantia de maior eficiência e transparência no gerenciamento de obras, desde o projeto até às construções

A implantação da metodologia BIM em Pernambuco atende aos decretos nº 10.306/2020 e nº 9.983/2019, do Governo Federal, que estabelece a utilização do Building Information Modelling na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e entidades da administração pública federal. Como Autodesk Gold Partner, a DeskGraphics fornece software de engenharia, arquitetura, design 3D e construção. Além disso, oferece outros serviços como treinamentos e serviços de consultoria para tecnologia de modelagem de informações de construção (BIM).