Como forma de melhorar seus processos e reduzir até 25% de despesas em projeto, a Concremat Engenharia e Tecnologia, um dos maiores clientes brasileiros de soluções da Autodesk, ampliou o uso das ferramentas da multinacional americana. Agora, ela tem integrado o Autodesk Forge para automação e otimização de seus processos.

No âmbito da gestão de ativos, a empresa tem usado escaneamento a laser para capturar as condições existentes de infraestruturas civis como pontes e viadutos, por exemplo. A partir deste levantamento preciso e em massa, a equipe desenvolve os modelos BIM dos ativos e o conjunto de dados é inserido no BIM 360.

Figura 01: Nuvem de pontos de alta densidade

Com essas informações disponíveis na solução em nuvem da Autodesk, um profissional em campo pode mapear detalhadamente as anomalias da infraestrutura, vinculando-as aos modelos BIM e relatórios em tempo real, para facilitar o diagnóstico e sua manutenção. Anteriormente, esse fluxo era feito à mão, item por item, e após esse procedimento o mapeamento ainda devia ser levado até o escritório para ser reportado para a equipe de engenharia. Com o novo processo, a inspeção em campo foi otimizada e reduzida, fora o benefício de assegurar maior precisão nos resultados. Além disso, a velocidade no recebimento de informações no escritório e a segurança dessas informações acabam sendo muito mais efetivas.

Mas para que tudo isso fosse possível era necessário facilitar o acesso a essas informações para a tomada de decisões, não apenas pela equipe de engenharia, mas pelo cliente.

“O Forge foi o caminho que encontramos para fazer essa personalização de acesso a essas informações, inclusive de forma visual e gráfica”, afirma Guilherme Borges, coordenador de implantação da Concremat.

Figura 02: Inspeção em campo realizada diretamente no modelo BIM

O Forge é uma plataforma de APIs, ou seja, interfaces que permitem ao cliente customizar seu projeto dentro das soluções Autodesk e conectá-lo aos próprios sistemas corporativos. Com isso, a Concremat pode criar seu próprio ambiente dentro da plataforma Autodesk para que toda a equipe tenha acesso aos detalhes do projeto.

“Participamos do Forge Acelerator, um evento que nos permitiu conhecer as possibilidades de aplicação da ferramenta para facilitar a customização e a conexão de dados do BIM 360. No último evento realizamos a validação da integração entre o Forge e bases de dados de sensores.”, explica Guilherme.

Figura 03: Integração entre modelos e bases de dados de sensores

O próximo passo do desenvolvimento é trazer dados e fazer um monitoramento das condições do ativo em questão por meio de sensores IoT para poder coletar dados de desempenho da infraestrutura.

De acordo com Guilherme: “a centralização de informações traz maior agilidade e segurança nas avaliações, visto que no método convencional há um grande volume de dados distribuídos em diversos formatos – como planilhas, fichas de campo etc., gerando assim uma maior complexidade processual para analisar todas as informações”.

Atualmente a Concremat tem dois programadores para conseguir desenvolver e expandir as soluções da Autodesk dentro da sua plataforma.

“Sob a ótica de nossos clientes, com essa solução aprimoramos nossa capacidade em prover centralização das informações dos ativos numa mesma base, gestão técnica e de riscos, maior assertividade nos planejamentos das intervenções e melhor gestão orçamentária”, afirma Magda Junqueira, Diretora de Gestão de Integridade de Ativos e O&M na Concremat.

“Em termos de otimizações operacionais para a Concremat, ganhamos na agilidade dos serviços de campo, diminuição dos riscos de SMS – com consequentemente menor exposição dos colaboradores a tais riscos – e relatórios integrados gerados praticamente em tempo real”, conclui Magda.

“A Autodesk tem o compromisso de fornecer o melhor portfólio de soluções orientado a BIM para digitalizar fluxos de trabalho AEC, alinhado a padrões abertos, integrações e interoperabilidade. É por isso que as APIs e serviços do Forge estão à disposição de clientes como a Concremat, auxiliando a criar aplicativos personalizados e automatizar processos que atendem aos objetivos de negócio”, afirma Fernanda Machado, especialista técnica da Autodesk.

As ferramentas utilizadas nesse processo foram: ReCap Pro, BIM 360, Revit, Inventor e Forge.