A Autodesk Brasil, líder em software 2D e 3D, e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) anunciam a renovação e ampliação do acordo de cooperação técnica para a implementação da metodologia BIM – Building Information Modeling, firmado originalmente em janeiro de 2020.

Com o uso da metodologia, o departamento tem tornado os fluxos de trabalho mais inteligentes e conectados, melhorando a previsibilidade, a transparência, a produtividade e a lucratividade em projetos e obras de engenharia.

“Essa parceria é muito estratégica para o nosso negócio e representa o avanço do BIM no país, acompanhando uma demanda global de digitalizar a indústria de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Estamos falando de uma tecnologia que oferece formas mais eficazes de projetar e construir, contribuindo com a criação de espaços mais inteligentes e resilientes”, afirma Sylvio Mode, presidente da Autodesk Brasil.

“Hoje, o BIM é uma realidade dentro do órgão”, segundo o Diretor Geral do DER-PR Alexandre Castro Fernandes. “Em 2021 contratamos projetos utilizando a metodologia e estamos aprendendo e melhorando cada vez mais os procedimentos e processos. Com isso, teremos projetos e obras mais bem dimensionados, o que evita aditivos de prazo e de valor”, acrescenta.

Desde a parceria entre as instituições, vários encontros foram realizados remotamente, devido às restrições sanitárias impostas pela Covid-19. Nessas ocasiões o objetivo era trocar informações e levantar questões de resolução de problemas para questões pontuais que vinham sendo discutidas na elaboração do Caderno BIM para infraestrutura rodoviária elaborada em parceria com a SEIL (Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística).

Esses encontros foram organizados de acordo com o processo do ciclo de vida do projeto. Dessa forma, a discussão iniciou com o processamento das imagens utilizando ferramentas da Autodesk como o Recap, passou pelas questões sobre a modelagem dos dados das sondagens, houve o momento das imersões sobre análise e planejamento com o Infraworks e Navisworks, e subassembly composer e dynamo.

Já neste ano, quando as iniciativas puderam ser feitas pessoalmente, foi realizada uma oficina de padronização de projetos para servidores do DER e da SEIL, intitulada “State Kit DER-PR”. O State Kit DER-PR é um plugin para o Civil 3D, utilizado por empresas que trabalham com engenharia civil. Trata-se de um arquivo que será adicionado ao Autodesk Civil 3D, já deixando o programa configurado com especificações do DER/PR para elaborar projetos básicos e projetos executivos de engenharia.

Como resultado dessas ações, a diversidade de cooperações com diferentes tipos de entidades possibilitou a resolução de problemas comuns, como por exemplo, as questões pertinentes às formas e especificações para contratação de projetos e obras foram e vem sendo discutidas com o DNIT. Mas a viabilidade de execução de certas especificações pode ser esclarecida com a Autodesk e com empresas parceiras.

O caráter pragmático exercido nas discussões levou a um rápido entendimento do uso das ferramentas e a aplicação imediata das mesmas.

“Vale ressaltar que apesar da possibilidade de aplicação imediata, existe uma ponderação que deve ser feita sobre o processo de maturidade BIM, pelo qual a instituição vem passando, e que não é necessariamente linear, fazendo com que o conhecimento seja revisitado de tempos em tempos, seja pela necessidade, seja pela oportunidade de pessoas para o desenvolvimento de um tema específico”, afirma Pedro Soethe, Gerente Técnicos de Vendas da Autodesk Brasil.

O acordo de cooperação técnica renovado com a Autodesk envolve ações como: Reuniões Técnicas, Operação Assistida, Treinamentos e Visitas Técnicas.

O BIM é uma metodologia de projetos e construção na indústria de engenharia civil e arquitetura que tem representado nos últimos anos um expressivo crescimento na sua adoção e desenvolvimento, pois é uma das grandes inovações no setor para aumentar a sua produtividade, qualidade dos projetos e construção além de economia. No Brasil, a Autodesk tem apoiado instituições privadas e públicas, nos âmbitos municipal, estadual e federal, na adoção da tecnologia BIM, contribuindo com a garantia de maior eficiência e transparência no gerenciamento de obras civis, desde o projeto às construções.

Desde o início de 2021, o BIM passou a ser mandatório em contratação de obras de infraestrutura federais, conforme o decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020, que estabelece a utilização da metodologia na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal.

No dia 17 de janeiro de 2022, foi assinado o Decreto Estadual n° 10.086/2022 que regulamenta, no âmbito estadual, a nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/21). O Paraná foi o primeiro Estado a regulamentar a nova legislação, promulgada em 01 de abril de 2021 pelo governo federal, que estabelece as normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas federais, estaduais e municipais.